quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PLANO DE AULA

PLANEJAMENTO DE AULA

Autora: Marize Holovaty
Instituição: E.M.E.F. Antônio E. Ayroso
Nível de Ensino: Ensino fundamental II - 7º ano
Disciplina: Matemática
Tema: Porcentagem e gráficos

Dados da Aula
Título: Porcentagem, gráficos e sua importância no dia a dia

Objetivos:
Realizar cálculos de porcentagem de uma quantidade.
Transformar dados em porcentagem em dados numéricos.
Resolver problemas envolvendo noções de porcentagem.
Interpretar dados ou informações em representações gráficas, tais como: listas, legendas, tabelas e gráficos.
Construir representações gráficas, tais como: listas, tabelas e gráficos (barra, linhas, colunas, setores), no papel milimetrado e utilizando o BrOffice Calc.

Duração: 8 aulas

Conhecimentos Prévios: frações, números decimais, ângulos

Palavras Chaves: Tabela, gráfico, porcentagem

Atividades/ Metodologia:
Conversação e observação sobre conhecimentos prévios que os alunos já possuem sobre porcentagem.
Apresentar o conteúdo por meio de atividades contextualizadas, ligadas ao cotidiano do aluno, de forma expositiva e dialogada.
Propor aos alunos que pesquisem informações sobre porcentagem na internet, em jornais, revistas, anúncios de lojas entre outros.
Pedir que anotem, recortem, por exemplo, descontos em promoções,diferença no valor pago à vista e a prazo, porcentagem de uma parte com relação ao todo, taxas de inflação,crescimento, desemprego, etc.
Promover discussões sobre as informações obtidas de modo que os alunos interpretem o que cada uma significa.
Criar situações problema com essas informações para que os alunos resolvam.
Entrevistar uma pessoa da família ( pai, mãe, avós...), sobre o assunto porcentagem e sua importância.
Confeccionar um jogo da memória em cartolina, envolvendo porcentagens, frações decimais e números decimais para os alunos perceberem a relação que há entre eles.
Propor exercícios que levem os alunos a interpretar informações representadas em gráficos e tabelas e perceber que estes contribuem para a organização e leitura de informações.
Explicar que os gráficos são utilizados em certas situações conforme suas características. Ex. : gráfico de linha, quando se quer representar a evolução de um fenômeno ao longo de um período; o gráfico de setores, também conhecido como gráfico de “pizza”, usado geralmente na visualização de partes de um todo.
Dividir a sala em grupos de 3 ou 4 alunos e propor uma pesquisa sobre diferentes temas em sala de aula para elaboração e construção de um gráfico (time de futebol, programa preferido, lazer), primeiramente organizando uma tabela com os dados coletados e depois escolhendo o gráfico mais apropriado.
Utilizar papel quadriculado e régua para construir o gráfico em sala, e depois utilizar o programa BrOffice Calc, para construí-los também no computador.
Imprimir os gráficos e expor em de sala de aula. Ao final, analisar, descrever e comentar o perfil da turma, observando e levando em consideração as pesquisas e os resultados obtidos e apresentados através dos gráficos.

Recursos tecnológicos e estratégias: Computador , Internet, impressora.
Avaliação: Todas as atividades estão sendo avaliadas levando em conta o interesse, participação, organização, responsabilidade, criatividade em todo o processo da realização deste trabalho, verificando se as atividades foram concluídas por cada aluno e se os objetivos propostos foram alcançados.

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