segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Desenvolvimento...

O trabalho desenvolvido teve duração de 8 aulas, mas como os alunos tinham muita curiosidade sobre esse tipo de cálculo, continuamos a estudar diferentes situações em que aparece a porcentagem.
Começamos falando sobre o jornal do dia, em quantas e quais situações aparecia o símbolo %.
Justamente no dia 25/08 quando dei início ao assunto, havia uma reportagem bem interessante sobre a educação no Brasil. http://noticias.terra.com.br/educacao/noticias/0,,OI5313255-EI8266,00-MEC+escolas+nao+priorizam+ensino+de+matematica.html, comentamos sobre o tema e a importância da matemática no dia a dia das pessoas.
Fui expondo e explicando várias situações problema em que a porcentagem está presente. Foram surgindo perguntas, dúvidas, e sugestões  de outras situações. Expliquei que podemos representar a porcentagem na forma fracionária e decimal. Como tarefa os alunos deveriam pesquisar uma pessoa adulta sobre a importância da porcentagem,se ela utiliza e em quais situações.
Na aula seguinte os alunos compartilharam com os colegas a pesquisa e damos continuidade a aula, confeccionando o jogo da memória envolvendo o símbolo % ,o número na forma fracionária e decimal.Também resolveram situações problema no caderno.
Dia 31/08, os alunos se juntaram em equipes para decidirem o tema a ser pesquisado,após escolherem, pesquisaram os alunos da sala de aula e alunos do 8º ano,sobre diferentes temas: profissão, matéria preferida, esporte, cor, estilo literário, cantor,filme entre outros.Então organizaram os dados coletados e organizaram em uma tabela.Falamos sobre os diferentes tipos de gráfico que aparecem em jornais, revistas, TV, e a relação entre o assunto abordado e o tipo de gráfico utilizado.
Sexta-feira, 02/09, construíram os gráficos no papel milimetrado, usando a tabela com os valores em porcentagem. Após, fomos ao ATE, utilizar o programa BrOFFICE CALC,para construir os gráficos,os alunos ainda não conheciam o programa, muitos ficaram impressionados sobre a facilidade de construir gráfico de setores por exemplo, usando o programa. Diziam: "é tão fácil", "e no papel é tão complicado..."

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