“A principal meta da Educação é criar homens
que sejam capazes de fazer coisas novas, não
somente repetir o que outras gerações já
fizeram. Homens que sejam criadores,
inventores, descobridores. A segunda meta é
formar mentes que estejam em condições de
criticar, verificar e não aceitar tudo o que a elas
se propõe.”
Jean Piaget
Importância da tabuada
A preocupação com as dificuldades de aprendizagem da tabuada levanta alguns questionamentos a nós professores desta área:
Quais as metodologias mais adequadas para a superação ou minimização das dificuldades de aprendizagem da tabuada?
Pensando em elaborar e propor atividades buscando a superação das dificuldades de aprendizagem da tabuada, trabalhei com os alunos do 6º ano da escola Waldemar Schmitz uma oficina sobre Planilha Eletrônica, com algumas noções básicas e a construção de uma tabela com a Tabuada de Pitágoras, oportunizando o acesso a tabuada de uma forma mais atrativa.
Sabemos que para que haja aprendizagem matemática, não basta a memorização, mas também o interesse do aluno e a forma como o conteúdo é trabalhado e mediado em sala de aula. Contudo, na atualidade, ainda existem dificuldades no processo de ensino aprendizagem da tabuada, e que acabam interferindo na aprendizagem de outros conceitos matemáticos, e o prejuízo (defasagem) acaba se tornando cada vez maior com o passar do tempo.
Oi Marize!
ResponderExcluirCom todo esse envolvimento da professora e entusiasmo dos alunos a aprendizagem tem grandes chances de acontecer.
Parabéns pela conclusão da atividade.
Um abraço.